MTB e BMX Rancing

Mountain Bike é um esporte que se carateriza como sendo uma variante do ciclismo de estrada, mas praticada em trilhos de terra batida, pedras e outros solos adversos.

Tem tido uma crescente popularidade como poucos desportos já tiveram e hoje em dia já é praticado em todo o mundo, desde profissionais como em Cross Country, ou apenas com fins recreativos e de descoberta como em Cicloturismo.

História do Mountain Bike

Esta modalidade surgiu por volta dos anos 50/60, quando um grupo de jovens ciclistas começou a explorar os trilhos e descidas das montanhas da Califórnia.

ão estamos a dizer que nunca ninguém tinha andado com uma bicicleta fora da estrada, mas apenas nesta altura começou a ter mais impacto, surgindo assim também as primeiras modificações nas bicicletas para a prática deste esporte.

Os nomes que se destacam nesta modalidade como os “pais” do Mountain Bike são Tom Ritchey e Gary Fisher, sendo eles os primeiros a começar as bicicletas para Mountain Bike.

No inicio começaram por usar quadros cruizer (frequentemente vistos em Schwinn) e fazendo um upgrade nos travões, usando também pneus mais grossos.

Atualmente ambos têm as respetivas marcas próprias deste tipo de bicicletas, tornando-se assim referências neste meio.

Mountain Bike Olímpico

Com o grande crescimento de popularidade deste esporte não tardou a que ele se tornasse uma modalidade Olímpica, mais especificamente a variante de Cross Country. Esta variante tem um regulamento próprio e regras especificas que não se aplicam sempre em outras provas fora das Olimpíadas, tal como acontece com outros esportes.

Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta foi quando se praticou pela primeira vez Cross Country nas Olimpíadas.

Já mais recentemente, em 2008 nos jogos Olímpicos de Pequim, foi também adicionada outra variante do Mountain Bike, o BMX.

Fonte: https://sportsregras.com/mountain-bike-regras-historia/